18/08/2023

CONHEÇA, APRENDA E DIVIRTA-SE

 

Se você, prescritor, ainda não entendeu a diferença entre a Curcuma longa e a curcumina, neste artigo, nós da equipe científica da Sovitá revelaremos para você: qual a relação entre a Curcuma longa e a curcumina?

 

Curcuma longa: uma planta medicinal indiana

 

A Curcuma longa é popularmente conhecida como açafrão, na qual pertence à família Zingiberaceae e possui um longo histórico de propriedades curativas contra muitas doenças. Para você entender mais, na medicina Ayurveda tem sido usada para obstrução hepática e icterícia, também tem sido aplicada externamente para úlceras e inflamações. Mas não para por aí…

 

O consumo da Curcuma longa pode acontecer para combate a várias outras condições, como tosse, resfriado, problemas digestivos, infecções de pele, asma, hemorroidas, bronquite, tumor, distúrbios hepáticos e antisséptico. 

 

Por outro lado, a curcumina é um dos principais constituintes da Curcuma longa. Essa planta medicinal é bem conhecida por seu potencial terapêutico em vários distúrbios. No entanto, há escassez de literatura sobre o potencial terapêutico de Curcuma longa, já a curcumina possui muito mais estudos. 

 

 

 

Curcumina: um composto bioativo com múltiplas funções

 

A curcumina é um composto bioativo presente na Curcuma longa. Desse modo, a curcumina possui relação com esta planta, por ser um composto bioativo presente na mesma. 

 

Em termos de ação biológica, diversas evidências científicas indicam que a curcumina pode apresentar propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, neuroprotetoras, anticancerígenas, hepatoprotetoras, cardioprotetoras, imunomoduladoras, antimicrobianas, antialérgicas, antidermatofíticas e antidepressivas

 

Mais especificamente, o principal mecanismo pelo qual a curcumina desempenha tais efeitos são a partir dos curcuminoides, que diminuem a ativação de uma proteína chamada NF-kB, no qual está diretamente ligado à expressão de enzimas inflamatórias. Além disso, a curcumina também está ligada à diminuição do TNF-Alfa, uma proteína inflamatória envolvida em muitas doenças.

 

Desse modo, a curcumina é considerada por muitos pesquisadores como um “novo medicamento” promissor, que está sendo utilizado como suplemento em vários países. Seu uso, comumente, é através de sua adição ao curry, chá, cosméticos e bebidas. 

 

Logo, pode atuar como anti-séptico e anti-inflamatório, para tratar o desconforto gastrointestinal. Para consumo pelo seu paciente, a curcumina está comercialmente disponível em várias formas, como cápsulas, bebidas energéticas, sabonetes, comprimidos, pomadas e cosméticos.

 

Curcuma longa e curcumina: qual a relação?

 

Portanto, a curcumina é um composto bioativo presente na planta medicinal Curcuma longa. É o principal componente responsável por seus efeitos à saúde. Porém, hoje o maior impedimento ao uso da curcumina para benefícios à saúde é sua baixa disponibilidade no sangue e nos tecidos, como traremos a solução para você nos próximos artigos do nosso blog.

 

Quero me aprofundar!

 

Artigo: Fuloria et al. A Comprehensive Review on the Therapeutic Potential of Curcuma longa Linn. in Relation to its Major Active Constituent Curcumin. Front Pharmacol. 2022 Mar 25;13:820806. doi: 10.3389/fphar.2022.820806.
Artigo: Li J., Wei H., Liu Y., Li Q., Guo H., Guo Y., et al. (2020b). Evidence-Based Complementary And Alternative Medicine 2020. 10.1155/2020/2892917 Curcumin Inhibits Hepatocellular Carcinoma via Regulating miR-21/TIMP3 axis